segunda-feira, 3 de março de 2008

concideraçõs da aula 2 (03/03/2008)

Os textos e vídeos estudados para debate nesta aula me permitiram refletir sobre questões educacionais no que se refere ao uso das novas tecnologias para os processos de ensino e aprendizagem reforçando a idéia de que as mesmas são de grande importância para o desenvolvimento dos envolvidos.É nítido que não estou sozinha com esta visão, mas infelizmente
mesmo sendo um consenso a relevância dos recursos tecnológicos para a aquisição e produção do conhecimento, muitos não têm acesso aos mesmos, são os chamados excluídos digitais.
Questões referentes ou nosso momento histórico foram levantadas,modernidade ou pós-modernidade?. Noto que estamos num período de transição em alguns campos ja podemos nos considerar pós-modernos a exemplo das áreas de comunicação, enquanto que com relação a economia continuamos vivendo na modernidade.

3 comentários:

Idealistas livre-pensadores que rejeitam restrições socialmente impostas disse...

Oi Priscila, sou Michelle sua colega de classe e penso que na esfera das novas tecnologias ainda existem atitudes modernas, como no vídeo de uma charge, que Bonila nos mostrou, onde a professora continuou ensinando a tabuada para seus alunos com o uso das tecnologias da mesma forma que fazia anteriormente com o quadro-negro. Os recursos mudaram, mas a metodologia arraigada de conceitos modernos perdurou. Ou seja, as novas tecnologias usadas por esta professora passaram a ser meras ferramentas para continuar passando um conteúdo sem interação. O uso com interação é como estamos fazendo neste espaço, por exemplo. Percebe a diferença? O que estamos fazendo aqui é fruto de conceitos modernos ou pós-modernos?

Abraço,

comenta lá:

www.michelleedc287.blogspot.com

anacarolina_ufba disse...

OI Ioná !!!

Concordo plenamente com sua indagação a respeito da aula do dia 02/03/08. Infelizmente existem professoras que não estão "familiarizadas " com as novas tecnologias e ainda assim as utilizam como um intrumento de repassar conteudos e a sua metologia permanceram... Desde então , de que ainda a evolução dos recursos , se ainda não estamos preparados para tais?

Alexandra disse...

O mais impressionamente é que existe situações em que os professores utilizam os recursos tecnológicos como um fim e não como um meio.
Tem professor que deixa de atuar em sala porque o data-show quebrou!!!!! Que modernidade é essa?