terça-feira, 1 de abril de 2008

aula 6: Efetiva inclusão digital.

O TEXTO LIDO SEGUIDO DAS DISCURSÕES OCORRIDAS EM AULA FORAM OPORTUNIDADES SICNIFICATIVAS PARA SUCITAR REFLEXÕES A RESPEITO DOS PROCESSOS DE INCLUSÃO DIGITAL E DE COMO OS EDUCADORES ESTÃO SENDO PREPARADOS PARA PARTICIPAR E INCLUIR SEUA ALUNOS NESTE CONTEXTO, NOTA-SE QUE OS PROGRAMAS DE GOVERNO QUE ATUALMENTE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDOS NÃO SÃO SUFICIENTE PARA QUE A ESCOLA SE TORNE EFETIVAMENTE UM ESPAÇO PARA A INCERSÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR, O QUE SE TEM VISTO EM NOSSAS ESCOLAS SÃO PROFESSORES TEMEROSOS EM TER CONTATO COM A MAQUINA UMA VEZ QUE TEMOS A CULTURA DE QUE O PROFESSOR ENSINA E O ALUNO APRENDE,POR ISSO ELE SE RECUSA RECONHECER QUE OS ALUNOS ESTÃO A SUA FRENTE NO QUESITO MUNDO DIGITAL,COM ISSO AULAS DE INFORMÁTICA E LABORATÁRIOS DE INFORMÁTICA SÃO VISTOS COMO RESPONSSABILIDADE DO EDUCADOR ESPECIFICO DA ÁREA,OS QUAIS TEM APENAS A PREOCUPAÇÃO DE ENSINAR PROGRAMAS DE SOFTWERE PROPRIETÁRIO, COM O INTUITO DE PREPARA SEUA ALUNOS PARA O MERCADO DE TRABALHO.
DIANTE DESTAS CONCIDERAÇÕES FAÇO UMA PERGUNTA O QUE ESTAMOS VENDO NAS ESCOLAS É INCLUSÃO DIGITAL?

2 comentários:

Thaby Carvalho disse...

Seguindo sua linha de raciocínio, acho que realmente não temos visto na maioria das escolas uma inclusão digital efetiva e sim uma tentativa amenizar o atual problema da exclusão digital.

Joselice disse...

OI!
Parece que as escolas estão estaticas diante dos movimentados espaços digitais, assim a inclusão demorará a se concretizar.
bjs