quinta-feira, 19 de junho de 2008

AULA DO DIA 16 DE JUNHO.

OS MATERIAIS APRESENTADOS DURANTE O SEMINÁRIO DE TV E VÍDEO QUE CONTINUOU NESTA AULA FOI RIQUISSIMA POIS NOS FEZ REFLETIR SOBRE A CHEGADA DA TV DIGITAL NO BRASIL.
INFELESMENTE MAIS UMA VEZ A TV ESTA CARREGADA DE IDEOLOGIA CAPIPALISTA,ASSIM COMO FOI A 50 ANOS ATRÁS QUANDO ESTA CHEGOU NO FRMATO ANALOGICO.
PERGUNTO HÁ MOTIVOS PARA CELEBRAR MOS A TV DIGITAL NO BRASIL JA QUE ELA NÃO ´R NOSSA E O NOSSO MODELO "TEMPORARIAMENTE" FOI DESCARTADO PARA IMPORTARMOS O JAPONES?
UM MODELO QUE NÃO SUMERA MUITO O ATUAL?
PRECISAMOS DE UMA TV QUE SEJA PERMITA A PRODUÇÃO O QUESTIONAMENTO A INTERAÇÃO...

6 comentários:

faustino disse...

Que bom q vc gostou, Priscila. Sobre a sua pergunta, tenho uma resposta: há motivos pra celebrarmos a tv digital no Brasil. Embora não seja criação de brasileiros,ela é uma televisão que nos amplia possibilidades de variadas programações, qualidades na imagem e no som.Poderemos assistí-la na rua, no trabalho e outros lugares. O que podemos analisar dessa nova TV, são os pontos negativos dela: o beneficiamento do capital na produção e venda da peça q será necessária para transformar transmissão analógica em digital; o custo dos novos televisores;
o crescimento da abusiva publicidade para oferecer seus produtos em todos os lugares e para todas as pessoas;
a manutençao do dominio da tv comercial na produção das programações; e
pseudo interação.
São alguns pontos, de uma leitura crítica do assunto. Mas não vamos ser partidários de uma visão apocalíptica da TV. A tevisão digital e outras existem para proporcionar uma democracia de conteúdos culturais e liberdades para os diversos públicos.

Catia Lima disse...

Mesmo que existam as vantagens já apresentadas por Jeferson, a TV digital que chegará em nossas casas, “quando chegar”, não foi produzida por nós brasileiros, portanto Tb não foi pensada para nós... Dessa forma estou bastante pessimista em relação a essa nova tecnologia, acredito que se for desse jeito teremos novos excluídos... pq surgiram com toda certeza demandas nas quais o modelo japonês não irá dar conta, então virá novas versões que significará uma TV mais potente e conseqüentemente mais lixo eletrônico e as pessoas não vão conseguir ter poder de comprar uma nova TV. Enfim, parece ter mais desvantagens que vantagens

Tania Nonato da Rocha disse...

Muito boa a sua reflexão. Será que o Brasil um dia poderá se colocar diante das propostas e ditar sua próprias regras ou será que seremos mesmo uma nação submiss que importa modelos?

Joselice disse...

OI
Ver a tv digital chegando ao Brasil, como está sendo apresentada, nos remete as intenções do monopólio hegemonico, "parece um círculo vicioso". os discursos mostram o favorecimento de inclusão, mas analogias mostram o contrário. Porém, concordo com Jeferson quanto alguns beneficios da tv digital.
abraços

Idealistas livre-pensadores que rejeitam restrições socialmente impostas disse...

É muito bom saber que o histórico da TV brasileira exposto no seminário da equipe de TV e vídeo e educação fez refletir sobre fatos políticos que sempre estiveram por traz da nossa era do conhecimento e da comunicação.

E nós como educadores como queremos fazer uso desses meios em sala de aula..

Anônimo disse...

Temos que comemorar,mas comemorar de olhos abertos pois a ideologia dominante tá ai presente, saber a história da Tv brasileira nos fez entender por que acontece determinadas coisa.